top of page
Buscar
Foto do escritorCasa de Mim

Para Acalmar o Coração


Estar na sua Casa de Mim é acolher alegrias, inquietudes, anseios, pois sabemos que tudo é parte e etapa da nossa jornada em constante aperfeiçoamento.


E assim, nos encontros compartilhados e alternados de Mentoria Integral e Cuidados com Alma você experiência um caminho de pacificação ao que te inquieta, uma oportunidade não só de acolher cada parte tua, como também direcionar, a partir do teu coração, a energia que te move. Uma energia que quando disritma nosso coração, muitas vezes quer nos dizer: "Agora a direção é outra. Escute!"


Nos encontros de Cuidados com Alma identificamos que essa disritmia é um estado agravado de um mecanismo de alerta e preocupação, gerado por medo, cultivado ao longo dos anos e que tende a agravar ainda mais, se combinado à uma natureza mais leve (pessoas mais magras com menos massa muscular, ossos mais finos, por exemplo).

Como resultado, os movimentos do corpo como circulação, digestão, respiração, batimentos cardíacos tendem a ficar irregulares mediante situações que convidam a espera, escuta, e mudança de rota.

Para pacificar esse estado a redução de alimentos estimulantes como café, chá verde, chá preto, chocolate, e evitá-los a partir das 16h é fundamental. Caprichar em autocuidados como massagem com óleo vegetal de gergelim morno em todo o corpo (pés, orelhas, ouvidos e cabeça inclusive), são bem vindos, pois oferecem estabilidade ao corpo. Nutrir o sentido da audição com músicas que acalmem, fazer uma nova "playlist", tocar um instrumento, te ajudam a equilibrar o ritmo interno. Escrever e expressar as emoções em prosa e verso, ajudam a dar direção e clareza ao que faz pulsar mais forte o teu coração.


Nos encontros de Mentoria Integral continuamos a busca auto-observadora do significado desse ritmo diferente que incide no coração. Às vezes, ele pronuncia uma verdade doida de ser enfrentada. Outras, uma mentira, que de tanto repetir ganhou rota dentro da gente e é preciso desconstruir na marra.


O coração sente o dessabor e comunica sem timidez em um compasso que se faça notar. Maravilha de termômetro!


Queremos livrar-nos rápido dessa agonia, voltar a um estado desapercebido porque as exigências corporais , entre outras, desatinam as condutas sociais da nossa personalidade. Desvendar essa tessitura é nossa tarefa conjunta a cada encontro na mentoria.

Mas na real para acalmar o coração não há outra saída senão apalpar esse desconforto. São sessões duras.. pq quem gosta de trair a promessa do estado "gostosinho"?

A ameaça é sentida mas graças ao que chamamos de coração, os impulsos vitais da verdade não podem ser encapsulados.

E junt@s avançamos ! Sim, outro ser corporificado diante de você, pode impulsionar tua decisão para a abertura necessária. Pq para acalmar o coração, só a melodia do que É que ousamos escutar. A Presença então, faz do coração um diamante pulsante compatível com o canto livre dos pássaros e as verdes folhas que insistem em seguir crescendo!

.

Em compasso com você

P&P

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page