Sentir o pulso do coração, uma sintonia fina que exige atenção, espera e abertura. Em encontros ritmados entre Mentoria Integral, Cuidados com Alma e você, dentro do programa terapêutico Casa de Mim para o Bem Cuidar, dançamos juntas em sintonia com o pulso essencial da vida, o do coração.
Nos encontros de @cuidadoscomalma com Paula Almeida Lopes, vamos observando aspectos físicos que nos dão sinais do que precisa ser cuidado, acalentado, curado para reestabelecer essa sintonia nata. Dificuldade para respirar - a respiração profunda fica presa na região do peito - dor ou sensibilidade ao toque no centro do peito, ombros que se fecham em direção ao peito, pesar na região do trapézio e parte superior das costas, são características que nos indicam uma atividade mental excessiva que conduz a um estado de ansiedade, preocupação e angústia que com o passar do tempo, leva ao enrijecimento e "congelamento" do pulsar quente e vivo do coração. Aplicações de óleos medicados aquecidos na região do "chakra" cardíaco, o acessam de forma suave e acolhedora e contribuem para que a qualidade natural comece a ser percebida e restituída. Práticas físicas que contribuam para a abertura dessa região realizadas de forma consciente, receber o Sol da manhã ali de braços abertos, atividades criativas manuais como pintura, costura, tocar um instrumento, cantar, dançar complementam os cuidados que convidam o corpo a uma nova fonte de expressão.
Nos encontros de Mentoria Integral com @paolacharrysierra nos conectamos com o que precisa ser alcançado dentro de nós fazendo sempre um diálogo em aliança com o que nos sucede fora. As diferentes dimensões e estados de consciência que nos atravessam ou que experienciamos na nossa rotina diária são testemunho da calibragem a ser feita para poder sintonizar com essa morada essencial.
O registro dos sonhos ao amanhecer instaura essa prática de escutar-se antes de pular pro lado de fora. Com assertividade e gentileza eles nos trazem vias de acesso para fazer essas conexões necessárias no Caminho do autoconhecimento e das transformações coletivas. Ao apalpar os sonhos juntos nos encontros, apalpamos esse pulsar que se acelera ou se tranquiliza, como formas genuínas de sentir o chamado desse coração que esconde nossa Sintonia Maior!
SIM! Sentir o pulso do coração é entrar em uma sintonia fina que exige atenção, espera e abertura. Por isso nos sentimos agraciadas com as pessoas que chegam ao Casa de Mim para junt@s, de joelhos no chão "abrir el pecho y sacar el alma"!
P & P
#casademim #programaterapêutico #bemcuidar #emcasa #cuidadoscomalma #mentoriaintegral #encontroonírico #autocuidado #consciência #saúde #saúdeintegral #ondevcestiver #terapiaalternativa #terapiaintegrativa #terapiascomplementares #abordagemintegral #abordagemformativa
ILUSTRAÇÃO: ILLUSTREMAYON
Comentários